
Grandes marcas, grandes oportunidades: como revender estoques excedentes pode ser um bom negócio
Trocar o crachá pelo próprio negócio é o desejo de muitos brasileiros. Pesquisas indicam que, mais do que uma alternativa ao emprego formal, empreender se tornou um dos principais sonhos no país, impulsionado pela busca por autonomia e melhores oportunidades financeiras.
Novas maneiras de empreender têm surgido, tanto por oportunidade como por necessidade. Mas, apesar da diferença de motivação, muitas pessoas têm encontrado novas maneiras de colocarem suas ideias em prática. A revenda de estoques é uma delas. Empresas de setores como vestuário, eletrônicos e alimentos frequentemente precisam realocar produtos por mudanças sazonais, embalagens desatualizadas ou sobras de grandes pedidos. Para pequenos e médios empreendedores, essa é uma porta de entrada para o empreendedorismo com custos reduzidos e boas margens de lucro.
Grandes marcas e distribuidores disponibilizam estoques excedentes a preços menores, criando uma oportunidade para quem quer começar a vender sem precisar de um grande investimento inicial. Conforme explica Ricardo Quiroz, CCO da BackChannel, plataforma que conecta empreendedores a fornecedores de grandes marcas, o mercado de revenda cresceu muito no mercado global nos últimos anos, impulsionado pela digitalização e pelo consumo consciente. Para ele, as marcas têm descoberto na venda de seus estoques excedentes a preços mais baixos uma alternativa mais vantajosa do que manter produtos parados ou descartá-los. Dessa forma, conseguem recuperar capital, aumentar a liquidez e otimizar a gestão de seus estoques.
Segundo Quiroz, os compradores podem ser pessoas físicas, comerciantes ou ainda pequenas e médias empresas que buscam adquirir produtos de alta qualidade com preços competitivos, aproveitando oportunidades exclusivas de grandes fornecedores. “O público que mais se beneficia dessa estratégia inclui lojistas que desejam aumentar sua margem de lucro com produtos abaixo do preço de mercado, distribuidores e atacadistas interessados em lotes de produtos para revenda, empresas de e-commerce que precisam de um fornecimento ágil e acessível de mercadorias, além de indústrias e fabricantes em busca de insumos e componentes a preços reduzidos”.
Vantagens da revenda de estoques
Empreendedores que desejam iniciar ou expandir seu negócio também encontram na revenda uma oportunidade para comercializar produtos com alta demanda e preços competitivos. Entre as principais vantagens para esses compradores estão o acesso a um catálogo diversificado de produtos com descontos de até 70% sobre os valores de venda originais, a negociação transparente e eficiente diretamente com fornecedores, um processo simplificado de compra com suporte especializado e a redução de custos, que contribui para a otimização da cadeia de suprimentos. “Quem compra com a Backchannel encontra oportunidades únicas para expandir seu negócio com inteligência e economia”, completa Quiroz, ressaltando que o serviço que vai além da compra e venda via plataforma.
"Acompanhamos de perto o desenvolvimento do negócio dos nossos clientes. Oferecemos uma série de serviços, que vão desde a oferta de um mix de produtos com diferentes faixas de preço até a avaliação do comportamento financeiro, caso haja necessidade de financiamento. Além disso, contamos com parceiros que prestam assessoria em e-commerce, gestão e vendas, proporcionando uma experiência personalizada que pode incluir o monitoramento das vendas e impulsionamento da divulgação nas redes sociais, entre outros suportes”.
Para quem deseja começar a revender, algumas estratégias podem fazer a diferença. Pesquisar fornecedores confiáveis é fundamental para garantir boas oportunidades de compra, seja por meio de plataformas online, marketplaces B2B ou contatos diretos com distribuidores. Também é essencial avaliar a qualidade dos produtos e a demanda antes de investir. “A escolha do canal de vendas adequado pode impactar diretamente os resultados, sendo que o e-commerce e as redes sociais oferecem grande potencial de alcance sem a necessidade de um ponto físico. Além disso, investir em marketing digital, com boas fotos, descrições detalhadas e atendimento ágil, pode aumentar significativamente as chances de conversão”, recomenda o CCO.
A revenda de estoques excedentes traz ao mercado brasileiro um modelo acessível, sustentável e lucrativo. Com planejamento e estratégia, transformar produtos parados em oportunidades pode ser o primeiro passo para o sucesso no varejo. “Essa é uma grande oportunidade para crescer sem precisar de altos investimentos. O acesso a produtos com preços competitivos ao lado de uma demanda crescente por consumo consciente, esse modelo irá se consolidar no Brasil como uma solução vantajosa tanto para lojistas quanto para consumidores”, conclui Quiroz.