Explore o blog da Backchannel e descubra insights sobre gestão de excedentes, tendências do mercado e inovação no comércio B2B

A jornada da PUMA rumo a calçados mais sustentáveis

Escrito por Onil Pereyra | Jan 30, 2025 4:59:18 PM

À medida que os impactos negativos da fast fashion ganham mais visibilidade, destacamos o caso de um gigante alemão do setor de calçados que está empenhado em fazer as coisas do jeito certo.

Para a empresa esportiva PUMA, tornar-se mais sustentável é uma jornada constante, que envolve todas as áreas do negócio. Essa visão se reflete no nome da sua estratégia de sustentabilidade: “Forever Better” (Para Sempre Melhor).

A PUMA incorporou a sustentabilidade à sua estratégia já em 1993, quando lançou seu primeiro Código de Conduta. Muita coisa mudou desde então. Hoje, mais do que nunca, consumidores e varejistas esperam que as empresas façam parte da solução para os desafios ambientais do mundo, exigindo iniciativas sustentáveis e novas formas de dissociar consumo de emissões de carbono.

A PUMA sabe que não pode se tornar mais sustentável focando apenas em coleções pontuais — é preciso causar impacto em escala. Para isso, a empresa definiu metas em 10 áreas prioritárias, como mudanças climáticas, circularidade e plásticos, que pretende alcançar até 2025.

Como signatária da Carta da Moda para Ação Climática (Fashion Charter for Climate Action), a PUMA quer reduzir suas emissões de CO₂ nos níveis recomendados pela ciência para evitar as piores consequências da mudança climática.

Recentemente, a empresa anunciou resultados importantes. Entre 2017 e 2021, a PUMA reduziu suas próprias emissões de carbono em 88%, em todo o mundo (em escritórios, lojas e centros de distribuição), ao comprar energia renovável ou certificados equivalentes e ao substituir sua frota de veículos por modelos sem emissões. Em Los Angeles, a PUMA introduziu seus primeiros caminhões elétricos, utilizados no transporte de mercadorias do porto até o seu armazém em Torrance, Califórnia.

Apesar de ter crescido de forma significativa entre 2017 e 2021, a PUMA também conseguiu reduzir as emissões de carbono da sua cadeia de suprimentos. Isso foi possível por meio do incentivo ao uso de energia renovável por parte dos fornecedores e da adoção de materiais mais sustentáveis e menos intensivos em carbono.

O uso desses materiais é crucial para tornar as escolhas sustentáveis viáveis em larga escala. Em 2021, a PUMA expandiu o uso de poliéster reciclado para 55% das peças de vestuário, como parte de sua meta de chegar a 75% de poliéster reciclado em roupas e acessórios até 2025. A empresa também está no caminho para eliminar sacolas plásticas de todas as suas lojas ainda este ano.

Até 2025, a PUMA quer que 90% de seus calçados tenham componentes mais sustentáveis, incluindo opções recicladas de couro, borracha e poliuretano. Os primeiros materiais reaproveitados foram apresentados na coleção RE:Gen, lançada em 2021.

Mas sustentabilidade não se limita à produção de novos produtos. Com os projetos RE:SUEDE e RE:JERSEY, a PUMA iniciou dois experimentos cruciais para assumir mais responsabilidade sobre o pós-uso de seus produtos. No projeto RE:SUEDE, a marca criou uma versão experimental do clássico tênis SUEDE com materiais especiais como TPE biodegradável e couro livre de cromo. Os calçados foram distribuídos a 500 voluntários na Alemanha, que os usaram por seis meses antes de devolvê-los à PUMA. Agora, em parceria com uma empresa de reciclagem, será avaliado se o RE:SUEDE pode se decompor em ambiente industrial controlado.

No RE:JERSEY, a PUMA testou um processo de reciclagem química para transformar camisetas de poliéster usadas em novos produtos. Esse processo permite remover cores e impurezas, gerando um fio de poliéster reciclado com as mesmas propriedades do poliéster virgem. A marca pretende ampliar o uso dessa tecnologia nos próximos anos.

Em setembro de 2022, a PUMA organizou sua primeira “Conferência das Pessoas” (Conference of the People), em Londres. O evento reuniu empresas do setor, especialistas, ONGs e representantes da Geração Z para debater os desafios mais urgentes da moda em sustentabilidade — como resíduos, materiais e mudanças climáticas.

Por conta desses esforços, a PUMA foi eleita a marca mais sustentável da indústria pelo Business of Fashion, em um ranking com as 30 maiores empresas do setor de moda.

A PUMA se orgulha do progresso alcançado nas últimas décadas em termos de sustentabilidade. No entanto, a empresa também reconhece que ainda há muito a ser feito para continuar sendo, como diz sua estratégia, “Forever Better” — para sempre melhor.